Era uma vez
uma empresa chamada…
Era Não, É.
Aqui E agora.
MANIFESTO
Contar estórias é mais do que transmitir uma mensagem.
É trocar ideias,
é semear conhecimento,
é expressar sentimentos,
é protagonizar a sua própria narrativa,
é Estoriah!
Existimos para ampliar a voz das pessoas,
para dar luz às estórias transformadoras,
para conectar empresas e colaboradores,
promovendo uma comunicação estratégica,
fortalecendo a cultura organizacional,
e humanizando as relações profissionais.
Porque acreditamos,
que mais do que mais do que eternizar o presente,
contar estórias é ressignificar o passado
e transformar o futuro.
Conte Conosco!
Nossa expertise na produção de conteúdos e narrativas com propósito nos torna a escolha ideal para empresas que desejam se destacar no mercado
Combinamos criatividade, empatia e autenticidade para criar histórias envolventes que conectam as marcas ao público de forma genuína.
Nossos conteúdos são cuidadosamente desenvolvidos para transmitir mensagens claras, assertivas e impactantes, gerando um engajamento significativo.
Além disso, nossa abordagem centrada no propósito permite que nossos clientes estabeleçam relações verdadeiras com seu público-alvo e com seu time de talentos, valorizando sua reputação, fortalecendo sua cultura e impulsionando o crescimento sustentável.
Ao escolher a ESTORIAH, as empresas podem contar com um parceiro comprometido em criar narrativas que geram resultados tangíveis e promovem uma comunicação mais humana, criativa e eficaz.
Existimos para ajudar o mundo a se comunicar e se expressar de forma mais criativa e humana, promovendo relações verdadeiras entre linguagens, pessoas e negócios.
Criar narrativas com Intenção.
Nossa missão é contribuir com iniciativas socioambientalmente responsáveis, que buscam atuar no mundo de forma a torná-lo um lugar mais próspero, harmonioso e coletivo; criando conexões por meio de uma comunicação mais clara, assertiva e humanizada.
NAMING: Criando Nossa Marca, nasceu um Substantivo
que também pode ser empregado com Verbo.
es.tó.ri.a
subs. fem.
Palavra classificada como brasileirismo, que significa um gênero narrativo de ficção, onde a ação não é baseada em fatos verídicos. Muitas vezes é usada como sinônimo de história.
No dicionário Houaiss, “estória” data-se do século XIII e é o mesmo que “história”: narrativa de cunho popular e tradicional; história. Etimologicamente, ou seja, na origem, provém da forma inglesa “story”: narrativa, em prosa ou verso, fictícia ou não, com o objetivo de divertir/instruir o leitor, da forma latina “historia,ae”.
es·to·ri·ah
vtd, vint e subs.
1. Ato de ESCUTAR, PRODUZIR e CONTAR uma história para CRIAR CONEXÕES emocionais entre as marcas e os consumidores por meio de narrativas que despertam sentimentos e sensações que favorecem a venda de um serviço, produto ou projeto.
2. Habilidade de se COMUNICAR utilizando técnicas e recursos audiovisuais que vão além das palavras, com o intuito de promover seus negócios e vender seus serviços de forma indireta, com caráter persuasivo.
3. Prática frequentemente utilizada na publicidade, na comunicação institucional (seja ela interna ou externa) e bastante explorada pelo endomarketing.
4. Atividade coletiva que utiliza de diferentes formas de linguagem para promover uma comunicação estratégica, traçada a partir de vivências e experiências reais, com o objetivo de gerar alguma transformação.
5. Produtora de Comunicação, Narrativas e Audiovisual, Brasileira, fundada em 2019 em São Paulo- SP.
Quando se escrito com a letra H no final, mudamos a sílaba tônica para a última, transformando o termo em oxítona. Ficando com som de AHh!
Curiosidade: Com a digitalização dos meios de comunicação, as gerações mais novas passaram a subistituir o acento agudo em algumas palavras pela letra H, (neh?) pela praticidade de se escrever assim. A sonoridade do nome da nossa empresa também bebe desta fonte, somado ao conceito de seu sinônimo popularmente conhecido: A História com H.
Antes que mergulhemos ainda mais fundo na filosofia da Estoriah, precisamos discorrer sobre a seguinte pergunta:
Qual a diferença entre Estória e História?
Você se lembra da diferença entre essas duas _stórias?
Engraçado que na língua portuguesa nós paramos de usar o termo com E,
mas será por isso que nós enquanto seres humanos, perdemos o hábito de nos reunirmos para contar e ouvir histórias?
“(…) em 1943, com a vigência do nosso sistema gráfico, a Academia Brasileira de Letras eliminou tal distinção gráfica, recomendando o uso de “história” em qualquer situação: realidade ou ficção.”
Fonte Revista Exame
Esse motivo de unificar a língua portuguesa no novo acordo ortográfico, tirou acentos, extinguiu a trema, e limitou parte da nossa capacidade de se expressar por meio das palavras. Mas nem por isso deixamos de contar estórias em nossas vidas. Fazemos Stories e postagens nas redes sociais, tiramos fotos, gravamos vídeos, além de descrever detalhadamente como foi o nosso dia para nossos familiares ao chegar em casa.
Muitos professores ainda dirão que “História” é a palavra usada para se referir a acontecimentos reais e científicos. Já “estória”, é empregada para tratar de situações de ficção.
Mas e quando as situações de ficção são utilizadas para representar a vida real, como num filme ou numa apresentação, ou até mesmo em uma explicação com figuras de linguagens e metáforas? Estaria a ficção representando o cotidiano de forma fictícia? Nesse ponto discordamos, pois o uso da Ficção nas narrativas é uma ferramenta e apenas uma das múltiplas diferenças que os dois termos podem apresentar. Quando utilizamos sonhos para interpretar nossas ambições, medos e desejos, nós não estamos simplesmente contando estórias. Ou quando estamos postando vídeos curtos que expiram em 24h em nossas redes sociais, não estamos “ficcionando” nosso cotidiano, mas sim trazendo para o digital um produto da nossa realidade física, somado à fantasia criativa de nossas mentes com as infinitas possibilidades dos aplicativos desta web 3.0 (em que o conteúdo deste portal é produzido pelos próprios usuários; – afinal de contas, ninguém melhor do que o próprio consumidor / cliente / usuário para descrever a sua experiência com determinado serviço/empresa/produto).
Em inglês utilizamos o termo Storytelling, mas qual exatamente é a origem disso não sabemos ao certo (muitos marketeiros andam “roubando” o conceito e se apropriando desta técnica para enganar)… o que sabemos é que contar estórias é uma prática milenar e inerente a raça humana. Desde as pinturas rupestres até os self vídeos atuais, estamos constantemente contando histórias, seja para nos apresentarmos ao mundo, ou até mesmo para nos conhecermos melhor. Somos contadores de histórias por natureza e a prática do Storytelling, traz ao narrador senso crítico e autoconhecimento.
Em suma, o ato de transformar nossa história em uma narrativa de propósito nos convida a revisitar e resgatar nosso passado, trazendo-o para o presente com o objetivo de revelar um novo futuro.
Havíamos escolhido uma palavra (estória) e dela criado um nome para nosso negócio (estoria + h – acento agudo),
e agora precisávamos de uma marca, mais precisamente de um logo.
Primeiros esboços de logotipo 2019
Há quem diga que “Logomarca” seja redundante (toda logo é uma marca, mas nem toda marca é um logo), porém não queríamos apenas um LogoTIPO, que é quando as marcas formam seu símbolo através do layout das letras que compõem seu nome, ou seja, um logo feito só com o design da Tipografia.
Após fazermos um primeiro estudo tipográfico, tentamos enaltecer o som do nome, que começava com “E” e terminava com “AH”. Porém, vimos que precisávamos dar mais direcionamento ao designer, pois a forma feita somente com Tipos (letras) ainda não estava forte o suficiente para chamar a atenção nem para chamarmos de “nossa logo”.
Voltamos nossa atenção para os símbolos, pois buscávamos uma forma e uma imagem.
Foi então que encontramos nessa linha dos Signos, o símbolo do Trompete que dava voltas, também presente em nosso banco de emojis e em outras aplicações. E quando fomos pesquisar sua origem, encontramos quase que por um acaso, a Corneta Postal ou Posthorn.
A corneta postal ou Postal Horn como é mais conhecida, foi o símbolo escolhido para representar a nossa logo e a nossa marca. Em meados do séc. XIX, os mensageiros responsáveis por conduzirem as carruagens que levavam as correspondências eram chamados de Postilhões, ou Postilions em inglês, e muitos tinham o hábito de anunciar publicamente a chegada de uma notícia ou mensagem, pelo toque de uma corneta.
Daí a corneta ficou conhecida como Postal Horn, ou Corneta Postal. Reparem que em inglês ela leva o termo Horn, que faz alusão aos chifres, também utilizados como cornetas, berrantes ou trombetas. Os postilhões ficaram conhecidos como carteiros, e as carruagens já não são mais puxadas por cavalos. Mas as mensagens nunca deixaram de ter suas notificações tocadas quando chegam novidades.
Além desta conotação de ser a Corneta do Mensageiro, a escolha desse símbolo para o nosso logo traz embutido o conceito do movimento e da ação diante do ato da anunciação.
Ao soprarmos pela corneta, observamos que o ar faz uma volta antes de sair pelo outro lado. Esta volta é o que chamamos de processo de criação de narrativas, ou do processo de Estoriah. Primeiro escutamos, depois pensamos no que vamos dizer/tocar, e por fim tocamos/sopramos, sempre pensando em quem está nos ouvindo e como estarão nos escutando.
Sendo assim, muito mais do que quando alguém da platéia “sopra” a resposta, ou quando um passarinho nos conta algo, mas como uma ideia que entra, cresce, se transforma durante seu processo e saí em formato de narrativa, em forma de história e estória, com um propósito único.
Logo versão final Estoriah 2022
PRIMEIRA VERSÃO 2020
SEGUNDA VERSÃO 2023 – SITE
Em nossa metodologia, utilizamos estas três etapas que formam o ciclo narrativo da Estoriah. Reparem que para chegarmos no ato de “telling” – contar uma história – antes foi necessário ouvir, pensar e formular, para então dizer.
Desta forma, o Storytelling é utilizado para para vender Conexão Rápida, ao invés de Internet. Para vender Afeto, ao invés de chocolate. Para vender Propósito, ao invés de simples projetos. Para vender colaboração e coletividade ao invés de treinamentos e serviços. Para comunicar pela emoção, pelo desejo, para agregar valor, para gerar conexão e criar proximidade.
STORYLISTENING + STORYMAKING + STORYTELLING = ESTORIAH
Estórias mudam o mundo. Estórias transformam pessoas. Estórias fazem com que os sonhos se tornem realidade.
A união da realidade com a fantástica habilidade criativa de narrar, contar, expressar, comunicar, de Estoriah.
Todo conteúdo nasce a partir de uma ideia. Seja ela um estímulo sonoro, uma imagem, um acontecimento, um fato, ou simplesmente por uma necessidade, como a de comunicar e expressar algo para este novo-mundo.
O COMO surge a partir dos primeiros encontros. As ideias ganham forma ainda na reunião de briefing, e vão se transformando em proposta, planejamento, produção, cronograma e investimento. Mas nada disso chega pronto. É tudo construído a partir de um diálogo entre o Cliente e Estoriah. Em seguida um Brainstorm é feito, para nele identificarmos os principais insights, motes, veia-narrativa e conceitos criativos. Em seguida, esses encontros são feitos com os principais atores e protagonistas da narrativa, que junto de nossa equipe, irão desenvolver o Roteiro “à quatro mãos” e em seguida produzir o conteúdo orçado.
Trabalhamos de forma otimizada, com times e equipes desenvolvidas exclusivamente para cada projeto, cliente ou área de atuação. Nossas equipes são compostas por consultores, gestores, redatores, roteiristas, produtores, fotógrafos, locutores, editores, animadores, artistas, estúdios e muito mais, a depender do tipo de estória que contaremos.
O time dos sonhos existe, e ele é composto por você e um grupo heterogêneo liderado por um gestor, em que Storytellers e clientes interagem constantemente a fim de construir a melhor experiência durante os processos criativo e de produção de um trabalho feito com a Estoriah Narrativas.
Este site é o resultado de todos esse anos de trabalho. Esperamos que você esteja gostando da navegação e que possamos
oferecera experiência que você está procurando pelo melhor preço e maior qualidade, no menor tempo.
Mergulhamos de cabeça na arte de criar roteiros e redações, transformando ideias em narrativas poderosas e emocionantes.
Desenvolvemos roteiros para vídeos, filmes, comerciais, conteúdos audiovisuais e textos diversos, abrangendo uma ampla gama de formatos e necessidades.
Cada linha, cada cena, cada palavra é cuidadosamente escolhida para despertar emoções, provocar reflexões e reter a atenção do público. Com um toque de ousadia e criatividade, nossos roteiros ganham vida, transportando as pessoas para universos paralelos repletos de paixão, colaboração e inspiração.
Se você busca uma narrativa que desperte uma chama no coração do seu público, nós somos os especialistas que farão isso acontecer.
Mergulhamos de cabeça na arte de criar roteiros e redações, transformando ideias em narrativas poderosas e emocionantes.
Desenvolvemos roteiros para vídeos, filmes, comerciais, conteúdos audiovisuais e textos diversos, abrangendo uma ampla gama de formatos e necessidades.
Cada linha, cada cena, cada palavra é cuidadosamente escolhida para despertar emoções, provocar reflexões e reter a atenção do público. Com um toque de ousadia e criatividade, nossos roteiros ganham vida, transportando as pessoas para universos paralelos repletos de paixão, colaboração e inspiração.
Se você busca uma narrativa que desperte uma chama no coração do seu público, nós somos os especialistas que farão isso acontecer.
Mergulhamos de cabeça na arte de criar roteiros e redações, transformando ideias em narrativas poderosas e emocionantes. Desenvolvemos roteiros para vídeos, filmes, comerciais, conteúdos audiovisuais e textos diversos, abrangendo uma ampla gama de formatos e necessidades. Cada linha, cada cena, cada palavra é cuidadosamente escolhida para despertar emoções, provocar reflexões e reter a atenção do público. Com um toque de ousadia e criatividade, nossos roteiros ganham vida, transportando as pessoas para universos paralelos repletos de paixão, colaboração e inspiração. Se você busca uma narrativa que desperte uma chama no coração do seu público, nós somos os especialistas que farão isso acontecer.